Crianças com câncer: como você pode ajudar
Você quer ajudar crianças com câncer, mas não sabe como? Fique tranquilo, que nesse texto vamos te explicar como você pode causar o bem para elas e suas famílias!
Vimos no último texto que publicamos aqui que o câncer infantil tem muitas chances de cura. Porém, a dificuldade de acesso aos tratamentos necessários pode atrapalhar esse processo.
Como em quase tudo, são as famílias de baixa renda que mais sofrem com o câncer infantil, por não terem condições de procurar as terapias adequadas. Mas calma: se você quer ajudar as crianças com câncer e também não tem dinheiro para doar, não precisa se preocupar.
A boa notícia é que existem formas de ajudar acessíveis a qualquer pessoa.
Você pode fazer isso até mesmo com o simples gesto de ler esse texto até o final.
Vamos para descobrir como?
Formas de ajudar crianças com câncer e suas famílias
Não dá pra fugir da triste realidade e ela costuma ser bem cruel para as famílias que não têm condições financeiras. Existe a dificuldade de arcar com os custos dos tratamentos e também do deslocamento até às capitais que possuem centros especializados.
As famílias de condição humilde são as que mais precisam de uma rede de apoio que lhes permita oferecer a chance de cura a seus filhos. São elas que sofrem por não terem informação, por não saberem o que fazer e como reunir força para lutar em meio à dor.
Mas há um farol em meio à escuridão. Existe a possibilidade de uma vida melhor e mais digna para elas. Existe cura, apoio psicológico, alívio para esta dor imensa e o melhor: existem pessoas dispostas a lutar junto com elas.
E é nesse ponto que a sua ajuda poder fazer a diferença ao tratamento de uma criança com câncer.
Entre a mãe que chora sozinha e a que enxerga a luz no fim do túnel, existem pessoas comprometidas em lutar junto com ela pela vida dessa criança.
Mas não queremos que você sinta pena da condição delas. Queremos que use a informação que tem agora para ajudar essas crianças de verdade.
Existe muitas pessoas que trabalham para ajudar estas pessoas em sofrimento, mas elas precisam saber que esta ajuda existe e está acessível a elas.
Apoio emocional e psicológico à criança com câncer e seus familiares
Inegavelmente, os pais nunca estão preparados para a notícia de que um filho está gravemente doente. Por mais que se use a empatia, é uma dor inconcebível para quem nunca passou por isso.
A verdade é que é impossível encarar com tranquilidade a possibilidade de perda de um filho. Mas com acesso à informação, tratamento e apoio emocional, podemos amenizar (e muito!) este sofrimento.
No passado, o câncer infantil era sinônimo de muito sofrimento e longa espera, já que a criança chegava a passar meses internada. Mas o tratamento evoluiu e a maioria das quimioterapias é ambulatorial e não requer internação!
Saber disso já alivia um tanto o sofrimento dessas famílias nesse momento delicado, concorda?
Mas tem muito mais: e o melhor é que você pode sim contribuir com elas, independente da sua condição financeira.
Continue a leitura e entenda como você pode ajudar crianças com câncer e suas famílias, para que elas sintam apoio e sofram menos.
Além do tratamento clínico de crianças com câncer
O Ministério da Saúde ressalta que é preciso humanizar ao máximo os tratamentos do câncer. Mas isso vai muito além da prática da oncologia pediátrica de forma humanizada.
A descoberta do câncer infantil sempre será um baque psicológico e emocional gigantesco para os pais e para as próprias crianças. E quando elas precisam sair de suas cidades e ir até as capitais, não é só no financeiro que as famílias são impactadas.
Há também toda a mudança na rotina da criança: o eventual afastamento da escola, dos amigos, dos parentes mais próximos…
Na modificação na rotina dos pais, isso pode incluir o possível abandono do emprego, além de todo abalo emocional e psicológico.
Por isso, a humanização precisa atingir diversos setores, desde a alimentação planejada por nutricionistas, workshops para ajudar as famílias a obter uma renda extra para se manter nas capitais onde existem centros de tratamento, até o apoio emocional para pais e filhos.
Nesse sentido, instituições como a ACACCI, que oferece hospedagem, alimentação e outros serviços para acolher famílias que vêm do interior para a capital em busca de tratamento, exercem um papel de extrema importância no tratamento dessas crianças.
Com esse apoio, os pais podem se munir de forças e recursos para lutar pela vida de seus filhos.
Colaborar de verdade com crianças com câncer e suas famílias
Aqui no Causei o Bem, nós apoiamos instituições que realizam o tratamento do câncer infantil e dão suporte para as crianças e suas famílias.
Oferecemos assistência e recursos a quem já ajuda essas pessoas todos os dias e o fazem por amor, por dedicação e pela motivação interna renovada ao proporcionar o alívio da dor.
Captamos e distribuímos recursos, conectando doadores à causas sociais de todo o Brasil, e também buscamos conscientizar e criar uma rede de apoio para ajudar as instituições a continuarem este incrível trabalho humanitário.
Sabemos que você, como nós, tem boas intenções. Mas também sabemos que juntos somos sempre mais fortes. É tudo muito simples: possibilitamos que você colabore com quem já ajuda estas pessoas, na prática e diariamente.
Você começa a fazer isso com o simples gesto de compartilhar este texto nas suas redes sociais. Ou enviando o link do artigo a alguém que precisa saber disso.
E se quiser vestir a camisa e saber como ajudar ainda mais, faça parte da nossa maior missão: escolha uma causa e colabore com uma pequena quantia mensal ou única.
Crianças com câncer podem ser curadas, famílias podem ter seu sofrimento amenizado. O mundo inteiro precisa saber disso e depende da atitude de cada um de nós.
E aí, vamos Causar o Bem juntos?
Sempre se lembre: uma ajuda, ainda que pequena, será sempre um grande gesto para curar e acalentar quem precisa.
Ah! E deixe seu comentário, para que possamos saber que podemos contar com você nesta grande missão.
Nenhum Comentário ainda.
Adicionar Comentário