Aliança entre tecnologia e doações: entenda os benefícios

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

De acordo com o Country Giving Report 2020, 78% dos brasileiros (4/5 da população) realizaram pelo menos 1 doação no último ano. Pelo mapa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vemos que são mais de 820 mil organizações cadastradas pelo governo federal até hoje. E boa parte da expressividade deste dado acontece graças à aliança entre tecnologia e doações. 

Para essas organizações, os recursos tecnológicos possibilitam o contato frequente com as pessoas que doam e com os públicos de interesse, gerando maior credibilidade e facilidade ao acesso dos canais de doação, ampliando essa fonte de recurso.

Entender a importância da doação como um exercício de solidariedade é essencial para a continuidade das ações sociais que beneficiam tantas pessoas. 

Pensando nisso, preparamos um artigo sobre a importância de reconhecer e investir na aliança entre tecnologia e doações e seus impactos para sua organização. 

Solidariedade e tecnologia 

A relação entre tecnologia e doações no terceiro setor tem o papel de ampliar a rede, otimizar o trabalho, ganhar tempo e promover mais ações que impactam a cultura de doação. Em um momento incerto, que muitas entidades não possuem recursos para continuar suas ações, como mostra o estudo “O Impacto da Covid-19 nas Organizações Brasileiras”, a captação de recursos online é essencial. De acordo com a pesquisa, 1 em cada 5, das mais de 1.760 entidades consultadas, alegaram que já não tinham fundo para continuar suas atividades. Em contrapartida, o monitor da ABCR registrou que durante este período, foram mobilizados mais de R$ 6 bilhões para a COVID-19. 

Essa situação mostra como a tecnologia é essencial para incrementarmos a cultura de doação no Brasil. Com páginas online, como é o caso das páginas das organizações aqui no Causei o Bem, a causa em que você acredita também pode ser apoiada. 

Agora pense se não tivéssemos esses recursos, como ficariam essas entidades? Com inovação e tecnologia, opções para doação estão sendo aprimoradas. Além disso, você tem mais: 

  • Transparência sobre as doações 
  • Aproximação com a causa em que acredita
  • Facilidade no processo de doação
  • Engajamento com os projetos da organização

Recursos tecnológicos: como ampliam doações?

O uso da tecnologia tem ampliado as formas de doação ao mostrar que também podemos transformar o mundo de maneira positiva, mesmo de casa, e a partir de um aparelho celular, por exemplo. 

Mídias digitais 

As mídias digitais são formas das organizações potencializarem o alcance de suas mensagens, segmentarem seus públicos e alcançarem novos. Quantas vezes você já não se sentiu impactado por uma campanha que viu em suas redes sociais? Esse contato faz com que um sentimento de pertencimento seja gerado em nós, doadores, e assim nos aproximemos cada vez mais das nossas causas. 

Você pode ajudar a engajar a doação da organização que acredita: 

  • Compartilhando conteúdos
  • Interagindo 
  • Participando de desafios lançados 

Blog ou site 

No blog ou site de organizações você tem acesso a conteúdos mais completos sobre a causa e os projetos da organização. É a forma de entidades se manterem ativas digitalmente, compartilharem conhecimento e atenderem diferentes públicos possíveis por meio deste canal. Você também tem a oportunidade de tirar suas dúvidas por meio de artigos e conteúdos mais extensos. 

Aproveite e veja o blog do Causei o Bem

Páginas de doação online

As páginas de doação online são um dos recursos digitais usados pelas organizações para ampliar suas fontes de recursos. Com ela você escolhe fazer doações recorrentes ou pontuais. Além disso, nesse espaço é possível ver a transparência dos recursos destinados a determinado projeto e dados em tempo real, atualizados a cada nova doação. 

Adicionalmente, as páginas de doação permitem múltiplos benefícios. Elas são pensadas para proporcionar uma boa experiência, então, na maioria das vezes, os processos são ágeis, otimizados para os seus diferentes tipos de aparelho, com variadas formas de pagamento, normalmente boleto, transferência ou PayPal, e de valores à sua escolha. O Causei o Bem também é uma ótima opção, disponibilizando formas de pagamento na sua plataforma de doações lançada em Outubro.

Software de gestão 

Já pensou como as doações são controladas e analisadas? Com softwares de gestão, organizações conseguem: 

  • Coletar os dados 
  • Analisar recursos 
  • Destinar valores para as causas 
  • Manter contato com doadores 
  • Processar pagamentos 

Com a ajuda da tecnologia, softwares de gestão se tornaram uma forma de documento para organizações. A partir dessa ferramenta é possível administrar, analisar atividades e gerar mais automação no processo. Isso também beneficia o doador, pois seus dados são guardados com mais segurança e há facilidade na doação.

Há também menos erros, possíveis fraudes e mais segurança nas informações. Essas eficiências nas páginas de doações tornam o processo confiável, levam credibilidade à organização e mais visibilidade às diferentes causas. 

Como a sua doação é transformada 

Quando você doa, faz com que aos poucos a cultura de doação se torne mais presente em nossa realidade. Você já se perguntou o motivo da captação de recursos ser tão importante para as organizações? Elas podem ser transformadas em: 

Objetivos sociais 

Cada organização possui sua causa e com ela objetivos sociais. O que todas têm em comum é o compromisso e trabalho que dedicam a prestar serviços. Por exemplo, no Causei o Bem, temos uma página virtual para captação de recursos do Hospital Infantil Filantrópico (SOPAI), para que a instituição consiga alcançar seu objetivo de levar mais qualidade aos Hospitais Infantis, é preciso de doações. 

Essas alas nos hospitais recebem pessoas que estão passando por risco de vida e para melhor atendê-los precisam de medicamentos, equipamentos e uma boa equipe no tratamento. Como o monitoramento dessas crianças é 24h, os equipamentos não são desligados. Para o SOPAI, a sua contribuição faz com que a compra e manutenção de equipamentos, altas contas de luz e materiais de higiene sejam possíveis para pacientes. 

Manutenção da infraestrutura 

Além de alcançar o próprio objetivo social, organizações precisam arcar com a infraestrutura das suas sedes e gastos. O Pequeno Nazareno é uma instituição que leva dignidade e justiça para infância ao tirar crianças e adolescentes da rua. Para que essas ações sejam efetivas oferecem: 

  • Educação social de rua 
  • Acompanhamento familiar 
  • Mobilização social 
  • Inserção profissional 
  • Desenvolvimento comunitário 
  • Acolhimento institucional 

Muitas dessas crianças resgatadas das ruas são levadas ao acolhimento institucional. O Pequeno Nazareno então oferece recursos básicos para elas como alimentação e higiene. As doações que a instituição recebe fazem com que toda a infraestrutura e programas que destinam às suas crianças sejam mantidos. Fora isso, há outras despesas: 

Despesas fixas

Normalmente gastos mensais que não se alteram apesar de mudanças em serviços ou projetos. Podemos ter aluguel, salário, água, luz. 

Despesas variáveis

Esses custos se alteram para mais ou menos de acordo com projetos e serviços. Como uma verba que precisou ser destinada para um projeto específico. 

Quando você doa para uma causa está contribuindo para que ela continue existindo e todas as partes possam ser mantidas.

Gestão de colaboradores 

Para que as atividades possam ocorrer de forma colaborativa organizações contam com uma equipe de colaboradores, que em algumas situações são contratados de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, CLT. Um outro ponto é que também precisam de investimento na educação e profissionalização desses colaboradores a fim de desenvolverem suas funções e contribuam com as leis e regulamentos que a OSC precisa seguir.

Podemos perceber essa situação nas APAEs, instituições que promovem o diagnóstico, tratamento e inclusão das pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. Pois precisam contar com o apoio de profissionais (contratados) para o atendimento das crianças. 

Com o Causei o Bem você faz a sua parte e doa para causas com segurança, facilidade e todos os benefícios que uma página de doação proporciona. Vamos causar o bem juntos? Em nossa plataforma digital de doação online queremos conectar você a organizações sociais e possibilitar que transforme uma vida a partir da contribuição. Escolha sua causa: 

Crianças em vulnerabilidade social 

Tratamentos de câncer 

Autismo 

Síndrome de Down 

Hospitais infantis

Paralisia cerebral 

Microcefalia 


“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.” (Peter Drucker)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem