Como doar dinheiro para ONGs?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Diversificar fontes de captação de recursos é essencial para o funcionamento de entidades sem fins lucrativos. Por meio desses recursos captados é que estratégias e projetos são criados e mantidos, por isso contar somente com a doação de empresas ou de editais nem sempre é boa alternativa. Imagine que, de uma hora para outra, uma empresa deixa de contribuir, como essas instituições continuarão com seus projetos? 

Leia também: A tecnologia em prol da cultura de doação

Por conta disso, outras formas de doar estão sendo cada vez mais popularizadas. A cultura de doação no Brasil ainda está em processo de desenvolvimento. Sabemos que muitas organizações passam por dificuldades e por esse motivo uma boa captação conta com variadas fontes de recursos. Você pode contribuir para que o ato de doar se torne mais comum em nosso dia a dia.

A doação de pessoas físicas pode vir de diferentes maneiras. Confira algumas formas de doação que você pode fazer para organizações da sociedade civil:

Micro quantias já fazem a diferença!

Toda doação importa. Seja o valor que for, a sua contribuição já faz a diferença na causa que a organização do seu coração atua. Imagine que cada pessoa ajudasse com a quantia que pudesse, junto esse valor seria a possibilidade de mudarmos algumas realidades. 

Doação pela internet (a mais importante) 

A doação pela internet é feita por páginas de doação, nela você encontra informações focadas no projeto que está procurando contribuir. Essa ferramenta oferece a você diferentes benefícios, como maior confiabilidade, facilidade, comunicação direta, páginas responsivas e rapidez nos processos. 

Normalmente há 3 formas de realizar o pagamento: por boleto, transferência, PayPal, cartão de crédito e débitos em contas de energia. Além disso, quando realiza seu cadastro você pode escolher fazer uma doação pontual, unicamente para um projeto, ou recorrente, quando é contínua.

Quando for doar pela internet, já deixe separado seus dados pessoais e endereço. Escolha a causa que mais toca o seu coração e a forma de pagamento que mais se adequa à sua realidade.

O Causei o Bem oferece uma forma fácil, rápida e segura para doações online, seja ela pontual ou recorrente, para diversas instituições super sérias do Brasil inteiro. 

Telemarketing 

O telemarketing foi uma das primeiras formas de captação de recursos. Com certeza você deve recordar alguma situação que ligaram para o seu número perguntando se gostaria de fazer uma doação. Esse método possibilita que organizações divulguem seus projetos e ao mesmo tempo captem recursos. 

Na doação pelo telemarketing você consegue manter um relacionamento com representantes da organização e ainda doar de maneira prática. Afinal, o fato dos seus dados já ficarem cadastrados facilita o processo de doação. 

Doação direta (boleto/transferência) 

Na doação direta você tem a possibilidade de doar pelo boleto bancário ou transferência. Para que os boletos sejam efetivos é preciso que estejam registrados no sistema da Federação Brasileira dos Bancos. Dentro desse sistema há a possibilidade do boleto por cobrança ou proposta, no caso das organizações da sociedade civil as doações são feitas unicamente pelo boleto de proposta. 

Procure saber se a organização que acompanha recebe doações diretas. Hoje com aplicativos bancários você realiza o pagamento de boletos ou a transferência em poucos minutos.

Abordagem na rua (de maneira segura e protegida)

Esse modelo é baseado na conexão humana. Representantes encontram possíveis doadores nas ruas e na abordagem explicam a causa da entidade para que possivelmente conquistem pessoas como doadores recorrentes.

Na doação pela abordagem de rua você pode encontrar 2 situações, o captador pode pedir seus dados para que doe na hora ou então seus dados serão coletados para que mais informações sejam enviadas aos seus canais de contato e a doação seja feita quando você conhecer mais a organização. Você lembra de alguma vez ter sido parado na rua em uma situação parecida? 

Doe por Imposto de Renda

Como forma de captação de recurso para projetos de impacto social, as leis de incentivo foram criadas com o intuito de estimular a doação. O governo abre mão de certa parte da renda e destina a projetos ou iniciativas sociais. Empresas e pessoas físicas destinam a parte do imposto de renda que iria ao fisco, órgão que controla as leis tributárias de cada estado, para determinada causa. 

Na posição de doador você pode ser beneficiado na redução do imposto de renda ou aumento do valor que pode ser restituído. Apesar disso, o benefício só é reduzido quando a tributação é destinada a projetos nas áreas da cultura, proteção à criança e ao adolescente, esporte, oncologia, proteção ao idoso e reabilitação de pessoas com deficiência. Algumas leis: 

  • Lei nº 8.685/93 do Audiovisual 
  • Lei nº 12.715/12, Programa Nacional de Acessibilidade 
  • Lei nº 11.438/0 de Incentivo ao Esporte 

Precisa informar: nome da instituição, CPF, valor e código da doação. 

Nota Fiscal

O cupom da nota fiscal também pode ser destinado como doação as entidades sem fins lucrativos. Para que ele possa ser destinado aos projetos é preciso que a nota esteja sem o CPF e com o prazo de registro do cupom  de até 30 dias. O valor normalmente é maior se o produto estiver relacionado a alíquotas, tributos que devem ser pagos pela empresa como os impostos. Então, brinquedos, roupas e sapatos acabam tendo, na maioria das vezes, maior crédito. 

É uma forma super simples e fácil de ajudar as instituições, sem precisar gastar nada, basta procurar quais delas estão aptas a receber esse benefício. E para facilitar ainda mais esse processo você pode fazer sua doação pelo aplicativo DOA NOTA. Basta baixar o app e tirar uma foto do cupom, pois o próprio aplicativo lê todos os seus dados e já transfere o valor automaticamente para a ONG que escolheu. E olha só, se o cupom tiver QR CODE, o processo fica ainda mais rápido! 

Descubra se a organização do seu coração participa do programa de nota fiscal – e se ele está disponível no seu estado. Você tem três formas de doar: diretamente, entregando a nota para a organização, em urnas nos locais parceiros ou pelo app DOA NOTA!

Como causar o bem 

Você pode observar que muitas são as formas de doação para organizações da sociedade civil. Nós, do Causei o Bem, somos um canal de doação para a saúde, bem-estar e inclusão social. 

Doando pela plataforma do Causei o Bem para a causa do seu coração você:

  • Garante segurança no pagamento online
  • Tem acesso a informações relevantes sobre o impacto das organizações beneficiadas

Gera impacto social positivo com a sua doação de maneira simplificada e rápida

Ao longo dos anos já atendemos 231 entidades, processando cerca de R$ 3.876.591 de doações e, somente no ano passado, captamos 375.497 doadores recorrentes para as organizações parceiras. Esse resultado é referente à captação multicanal, realizada através do telemarketing, online e porta a porta.

Vamos CAUSAR O BEM? Escolha a sua causa!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem