Bem-estar infantil: entenda como melhorar a vida das crianças em 2021

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Há meses muitas crianças estão confinadas em casa, mas, em contrapartida, outras estão pelas ruas, esperando atendimento em hospitais ou melhores condições para enfrentamento da pandemia. Devido à COVID-19, adultos e crianças foram afetados em setores da saúde, educação, proteção social, cultura e lazer. Por isso, precisamos falar sobre o bem-estar infantil para 2021. 

Se você também busca uma melhor qualidade de vida para todos, saiba que você pode contribuir para que crianças tenham dias melhores. Como? Contribuindo com organizações que defendem os direitos da infância e bem-estar infantil. 

No artigo de hoje vamos conversar sobre como as áreas da educação, saúde e proteção social afetaram o cotidiano das crianças e, mais importante, como podemos mudar essa realidade. Olha só: 

Educação 

Escolas tiveram que interromper suas aulas e se adaptar ao ensino totalmente remoto. Infelizmente, a realidade do Brasil é desigual e a proposta de aulas por meio de uma tela de computador não atende todas as classes populacionais. De acordo com o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, cerca de 97% das crianças da América Latina e Caribe ficaram sem aula presencial. 

E este cenário torna-se ainda mais grave quando paramos para refletir sobre a realidade das crianças com deficiência. Algumas instituições, apesar de adaptarem seu currículo escolar para o ensino a distância, deixaram de disponibilizar recursos que também levem acessibilidade e sejam adaptados aos alunos com deficiência. Um exemplo disso são crianças com autismo, que muitas vezes não reagem bem a ambientes barulhentos ou então deficientes auditivos que precisam das libras para assistirem aulas.

Para que 2021 possa atender todas as crianças e continuar estimulando ambientes inclusivos ao bem-estar infantil, precisamos de aulas que proporcionem um ensino igual a todas as pessoas. O investimento na educação é necessário para: 

  • Mais recursos para adaptação de atividades online 
  • Ferramentas necessárias e que proporcionem um ensino inclusivo 
  • Capacitação para educadores e gestores 

Apoie uma organização que atua na educação inclusiva 

APAEs 

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAEs, por meio de ações voltadas para a educação, busca assegurar direitos de pessoas com deficiências intelectual e/ou múltipla no ambiente escolar. Com o apoio especial e intensivo proporcionam ambientes inclusivos em escolas e inserção dessas crianças nas séries. 

A APAE do Espírito Santo, por exemplo, atua ao nosso lado e ao longos dos anos de promoção pelos direito!

Já em Pernambuco, na FEAPAES-PE, são 26 unidades de Apaes que atendem hoje mais de 04 mil pessoas e em em Minas Gerais, na APAE-MG, mais de 50% dos municípios contam com uma Apae para atender diretamente essas pessoas.

Conheça mais de cada uma e doe para as APAES.

Saúde 

Com a chegada do coronavírus, hospitais e unidades de saúde precisaram rever suas gestões, ampliar leitos, adquirir novos recursos para equipamentos, profissionais e manutenção. Mas, além do cuidado com o vírus, outras doenças também foram agravadas. O isolamento social fez com que tratamentos fossem adiados e pacientes deixassem de ter acesso aos seus recursos. 

Apoie uma organização que atua na saúde infantil 

Um dos outros pilares de atuação da APAE é a saúde. Os trabalhos desenvolvidos buscam levar um atendimento de qualidade e acompanhamento durante todo o ciclo de vida das pessoas com deficiência. Entre os tipos de deficiência atendidas temos: 

Hospital Infantil Filantrópico (SOPAI) 

O Hospital Infantil Filantrópico (SOPAI) é considerado o maior hospital de pediatria do Brasil em número de leitos, com aproximadamente 400 vagas . Mas não há como negar que também foi afetado durante a pandemia, uma vez que faz parte do Sistema Único de Saúde. A instituição atende crianças de 0 a 17 anos e há mais de 60 anos tem como maior parte dos pacientes crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, para assegurar o bem-estar infantil. 

Os tratamentos realizados no SOPAI são para saúde mental, dependência química, crianças com doenças raras, neurológicos, autismo e déficit de atenção. 

O objetivo do hospital é proporcionar tratamentos de qualidade para doenças que precisam de tratamento e medicação específica. As doações realizadas proporcionam ambientes mais saudáveis, com maior conforto e procedimentos efetivos. 

Cause o bem com o SOPAI. 

Proteção social 

No Brasil, cerca de 70 mil crianças vivem em situação de rua, de acordo com o levantamento feito pela ONG Visão Mundial. Pelo menos 2,7 milhões de crianças e adolescentes (5 a 17 anos) são vítimas do trabalho infantil, segundo o IBGE. Essa situação reflete em uma infância longe dos direitos, afastados de escolas, brincadeiras, lazer e até mesmo da própria família. 

A proteção social é a área que assegura e leva benefícios, ações e mobilização em favor de pessoas em situação de vulnerabilidade, entre elas as crianças. Mas com a realidade do momento, muitas dessas iniciativas precisaram ser adiadas. 

Apoie uma organização que atua na proteção social para crianças 

O Pequeno Nazareno 

A instituição Pequeno Nazareno tem como objetivo proporcionar uma infância mais digna e com oportunidades para as crianças em situação de rua e vulnerabilidade social em Manaus, Recife e Fortaleza. Por meio da educação e mobilização social, acompanhamento familiar, acolhimento institucional, capacitação e desenvolvimento comunitário queremos tirar os pequenos do perigo das ruas e mostrar que podem levar uma vida com segurança e direitos. 

Conheça o Pequeno Nazareno. 

Tornando o próximo ano melhor 

Seja na educação, saúde ou proteção social a realidade de vez em quando pode ser cruel até mesmo com crianças. Neste momento que vivemos devemos continuar sendo solidários e buscando exercer nossa cidadania por meio da contribuição com quem atua nas causas todos os dias. 

O Causei o Bem oferece recursos para instituições que desenvolvem a mobilização social em prol da infância. E possibilitamos que você faça parte disso junto com a gente. Um próximo ano mais justo e igualitário para nossas crianças será possível se unirmos nossa forma para promoção de realidades mais participativas. 

E aí, vamos causar o bem juntos?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem