Deficiência intelectual e múltipla: entenda as diferenças

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Todos os anos a APAE Brasil lança a campanha da “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Essa campanha tem o intuito de trazer o nosso olhar para essa causa e entender qual é o nosso papel enquanto sociedade, para tornar o nosso lugar mais acolhedor para todos. Além disso, a semana aborda vários temas sobre a causa, a fim de trazer à tona o assunto para todos.

Esses termos acabam sendo bem comuns no nosso dia a dia, mas às vezes nós os utilizamos sem ter certeza sobre o que eles significam. Por isso, o Causei veio aqui te perguntar: você sabe qual a diferença entre deficiência intelectual e múltipla?

No artigo de hoje vamos explicar as diferenças desses termos para que fique tudo entendido e não tenha mais confusão. Vamos aprender? Boa leitura!

O que é a Deficiência Intelectual?

A deficiência intelectual (DI) é caracterizada por ser um distúrbio do desenvolvimento neurológico da pessoa. Esse distúrbio pode se manifestar de diversas formas. Dentre elas estão as dificuldades em algumas áreas como, por exemplo, na comunicação, no relacionamento, no trabalho, no estudo, dentre outros.

LEIA MAIS! Deficiência intelectual: entenda as causas

Sendo assim, esse tipo de deficiência pode se apresentar das seguintes maneiras:

  • falta de concentração;
  • dificuldade em interagir e se comunicar;
  • baixa capacidade de compreensão linguística.

Dessa forma, a pessoa com deficiência intelectual demonstra algumas dificuldades em aprender e fazer atividades do dia a dia, que são comuns para pessoas sem deficiência.

Vale lembrar: desde 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a mudança do termo “deficiência mental” para “deficiência intelectual”. Essa alteração foi apresentada na Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual.

Quais os tipos de DI?

Existem alguns tipos de deficiência intelectual. As síndromes mais comuns, por exemplo, são as:

  • de Down;
  • do X-Frágil;
  • de Prader-Willi;
  • de Angelman;
  • e de Williams.

E a deficiência múltipla?

Quando uma pessoa possui duas ou mais deficiências, é considerado que ela possui deficiência múltipla. Essa combinação de condições gera alguns atrasos no desenvolvimento da pessoa.

Mas com o acompanhamento correto ela consegue trabalhar as áreas atingidas pela deficiência e alcançar a melhor forma de viver.

Como contribuir para tornar a vida das PcDs melhor?

É dever de toda a sociedade ajudar para que o mundo seja um lugar melhor para todas as pessoas, com ou sem deficiência. Além de políticas públicas de inclusão, ações individuais podem contribuir para isso

Existem várias maneiras de fazer a sua parte, mas você já pensou em doar para alguma instituição que ofereça atendimento especializado para quem precisa?

As APAEs, por exemplo, parceiras do Causei o Bem, estão espalhadas por todo o país e oferecem atendimento gratuito para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. E isso só é possível através das doações recebidas! 

Todos os serviços que a instituição oferece buscam promover a autonomia, a inclusão social, bem como a melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência e de sua família. 

E aqui no Causei o Bem você pode fazer a sua doação.

Conheça as nossas instituições parceiras e cause o bem com a gente!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem