30 de Novembro é o Dia de Doar: como participar?
Você já ouviu falar sobre o Dia de Doar? E doação, você já fez alguma vez? Para falar sobre esse assunto é que o Causei o Bem está aqui hoje. Você vai conhecer um pouco mais sobre a ideia do Dia de Doar, a importância que essa data tem para diversas iniciativas, e como você pode participar. Vamos lá?
Quando o assunto é generosidade, diversas atitudes para fazer esse sentimento tão bom acontecer vêm à nossa cabeça: fazer um trabalho voluntário, participar de campanhas de arrecadação de alimentos, de roupas, bem como as doações… E é aí que o Dia de Doar se faz presente!
Como surgiu o Dia de Doar?
O dia de Doar nasceu no ano de 2012, lá nos Estados Unidos. Chamado de Giving Tuesday (“Terça-feira da Doação”), essa data foi criada como uma resposta a datas comerciais como a Black Friday. Com isso, depois de dias tão voltados para o consumo, o Dia de Doar chega com o intuito de despertar a generosidade das pessoas e estimular a doação.
O nome em inglês, Giving Tuesday, se dá porque o dia é sempre na terça-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, data muito importante nos EUA. Esse ano a data cai no dia 30 de novembro.
Contudo, aqui no Brasil, o primeiro Dia de Doar aconteceu em 2013, no ano seguinte à criação da data. Já em 2014, o país passou a integrar o movimento global em relação a esse dia, que já conta com a participação oficial de 85 países. Muito bacana, não é mesmo?
E qual a intenção do Dia de Doar?
O Dia de Doar tem como objetivo promover a generosidade. Dessa forma, para fazer isso acontecer, essa campanha cria conexões entre as pessoas e causas. Esse movimento ajuda a tornar todos os países participantes mais solidários e, além disso, estimula tornar o hábito de doar em um hábito recorrente.
É por isso que quem faz o movimento são as pessoas que participam. Seja quem doa ou quem ajuda a divulgar essa ideia, todos fazem parte dessa transformação.
LEIA MAIS! Conheça os benefícios de fazer o bem para a sua saúde
O perfil do doador brasileiro
O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) realizou a Pesquisa Doação Brasil 2020. Nesse sentido, o estudo faz uma análise completa sobre o ato de doar no país.
Dentre os vários resultados que essa pesquisa trouxe, um dado bastante interessante é sobre o perfil do doador brasileiro. Na verdade, da doadora, pois a maioria das pessoas que doam são mulheres!
Além da maioria ser mulher, outras características também são apontadas. Dentre elas estão que essas doadoras:
- têm entre 30 e 49 anos;
- são formadas em curso superior;
- moram na região nordeste e sudeste;
- têm renda familiar maior que 4 salários mínimos;
- estão satisfeitas com a própria renda
- têm religião.
Faça parte da transformação!
Um dado triste que a Pesquisa Doação Brasil 2020 trouxe foi de que as doações tiveram uma queda relevante nos últimos anos. Isso é uma preocupação, já que muitas instituições vivem somente das doações que recebem.
Pensando nisso, que tal fazer uma reflexão? Quando foi a sua última doação? Que tal ajudar mais organizações a continuarem seu trabalho em benefício dos que mais precisam?
Encontre a sua causa e faça a sua doação. Mesmo que ela pareça pequena, vai fazer uma diferença enorme para quem recebe!
Se você precisa de ajuda para começar a doar agora, pode contar com o Causei! Aqui você encontra diversas instituições parceiras que fazem trabalhos incríveis com o auxílio das doações que recebem. Você pode escolher o valor, se vai ser uma doação pontual ou recorrente, do jeito que for melhor para a sua condição.
Basta acessar a nossa plataforma de doações e fazer a sua. É rápido, fácil, sem burocracia e muito seguro.
Mais que fazer a sua doação, não se esqueça de compartilhar essa ideia. Afinal, quanto mais pessoas se juntarem a esse movimento, melhor o nosso mundo vai ficar. Venha causar o bem com o Causei!
Vamos juntos? ♥
Nenhum Comentário ainda.
Adicionar Comentário