O mundo que queremos: isso é problema meu?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Qual o meu papel? Quais as formas de ajudar?

Tornar o mundo um lugar melhor para viver é a vontade de muita gente. Deixar o nosso lugar mais respeitoso, acolhedor, amigável e gentil com todas as pessoas é o nosso objetivo. Mas não dá para deixar essa tarefa apenas no papel ou nas ideias, temos que levar para a ação, afinal todos nós somos agentes de mudança do amanhã. E existem várias formas de ajudar para que isso aconteça!

Se eu quero um mundo melhor para mim, para os meus e para todos, por que eu mesmo não começo a mudança?

Uma das formas de ser apoio nesse movimento de mudança é colaborar com instituições que trabalham em causas importantes, como a das pessoas com deficiência, por exemplo. 

Muitas das vezes não sabemos como contribuir com essas organizações que precisam de apoio. Para que você saiba como ajudar e, quem sabe, começar a fazer parte dessa mudança, vamos listar aqui quais as formas que você pode atuar para contribuir com quem precisa e tornar esse mundo melhor! Vamos lá?

LEIA MAIS! 5 maneiras de causar o bem hoje

Voluntariado 

Se tornar voluntário de uma ONG ou projeto social significa uma doação de serviço para o lugar escolhido. É uma atividade sem remuneração, na qual você dedica tempo, bem como atenção para a sua causa.

O voluntário pode oferecer seus serviços de acordo com sua formação, por exemplo, médicos, contadores, comunicadores, dentistas… E por aí vai. Ou também pode doar o seu tempo em alguma outra atividade que seja necessária para a instituição.

As ações voluntárias podem ser permanentes ou pontuais, o que permite que cada pessoa encontre a melhor forma de participar, de acordo com o tempo que você tem disponível.

E possível fazer isso sem sair de casa?

Durante a pandemia, por exemplo, muitas ações presenciais ficaram suspensas. Entretanto ainda há formas de fazer o voluntariado online.

Isso pode ser feito de diversas formas: oferecer reforço escolar para crianças, conversar com idosos, assim como ajudar em campanhas de doação na internet, compartilhar conteúdo, informação, vaquinhas, etc. Entrar em contato com a instituição e entender no que ela precisa de ajuda pode ser a melhor forma de saber como você pode ajudar mesmo dentro de casa.

Apadrinhamento

O ato de apadrinhar uma criança ou adolescente de alguma instituição de acolhimento é uma forma de fazer com que ela tenha vínculos com pessoas fora e crie um círculo de convivência e suporte. Essa atitude contribui para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, desde o social até o educacional. 

Assim como os já citados, o apadrinhamento favorece o acesso a benefícios sociais, acadêmicos, culturais e financeiros. 

O apadrinhamento pode se estabelecer por meio de três formas de vínculo:

  • afetivo;
  • financeiro;
  • social/prestação de serviços.

O apadrinhamento afetivo busca promover vínculos afetivos com a criança ou adolescente no convívio familiar do padrinho/madrinha ou na realização de passeios.

Já no apadrinhamento financeiro, o padrinho/madrinha fica responsável por custear cursos, escolas ou qualquer outra atividade da criança que demande apoio financeiro. 

Participar de atividades sociais da ONG, como ler histórias, ir a consultas de dentista, dentre outras, são responsabilidades do padrinho/madrinha social.

Todas essas formas de apadrinhamento servem para que as crianças e adolescentes tenham vivências diferentes de um ambiente familiar, além de oferecer cuidado e carinho a elas.

Doação de alimentos

Muitas organizações acolhem pessoas para que elas possam fazer suas refeições do dia ou, ainda, confeccionam cestas básicas para entregar para famílias que não têm como comprar alimento e estão em situação de necessidade.

Por essa razão, a doação de alimentos é tão importante. Faça o contato com as instituições da sua cidade e saiba quais alimentos arrecadam e necessitam no momento. Afinal, essa também é uma forma de causar o bem e transformar o amanhã de muitas pessoas. 

Doação financeira

A doação financeira é a forma mais comum e conhecida de ajudar ONGs, instituições e causas. Por meio dela é que essas organizações se sustentam, pagam suas despesas, seus funcionários e conseguem dar continuidade ao trabalho tão importante que elas oferecem. 

Muitas instituições têm seu mecanismo próprio de captação de doações, com boletos mensais, por exemplo. Dessa forma, fica de responsabilidade do doador fazer o pagamento da doação na quantia que ele puder.

Outra maneira de fazer doação de recursos é por meio de plataformas online que fazem a intermediação do processo de doar, recolhem o dinheiro e repassam para as organizações. O Causei o Bem é um exemplo dessa importante ponte entre quem precisa e quem quer doar.

No Causei, você escolhe para qual instituição irá doar, se será uma doação única ou mensal e qual será o valor. Assim, você pode escolher todos os detalhes da sua doação e doar o valor que cabe no seu bolso. E o melhor de tudo: sem sair de casa!

Quer escolher uma causa para apoiar? O Causei o Bem te ajuda!

Viu só como as formas de ajudar causas sociais e fazer a diferença são várias? Essa lista pode ser ainda maior, mas temos certeza que já colocamos uma sementinha para que você reflita qual maneira de contribuir é mais a sua cara. Afinal, se você quer ver a mudança acontecer de verdade, você pode ser um agente dessa transformação!

Escolha a melhor forma para você contribuir com uma instituição e ajude a construir um futuro melhor para todos.

Seja parte da mudança e cause o bem!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem