Você já ouviu falar sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Durante este mês, diversas datas pautam a questão das pessoas com deficiência e o dia 03 de dezembro é uma dessas datas. Esse dia marca o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Essa data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas e seu principal objetivo é a promoção dos direitos, assim como do bem estar das PcDs em toda sociedade. Além disso, esse dia também busca conscientizar todas as pessoas sobre a situação das pessoas com deficiência, seja na vida política, social, econômica ou cultural.

A luta por essa causa é grande e precisa ser de todos nós. Independente de ter ou não uma deficiência, é necessário que todas as pessoas se juntem para que as PcDs tenham seus direitos garantidos. E essa data reforça isso e chama a nossa atenção para essa causa tão importante.

Entretanto, o que podemos fazer enquanto sociedade para garantir esses direitos? Como contribuir com um mundo mais igualitário? 

Pensando nessas questões e tantas outras que podem gerar dúvidas é que o Causei o Bem está aqui hoje! Vamos juntos entender como fazer a diferença? Continue a leitura 🙂

A inclusão precisa ser para todos

De acordo com o Relatório Mundial sobre a Deficiência, existem mais de 1 bilhão de pessoas no mundo que têm algum tipo de deficiência. Esse número é bem alto e, apesar de tanta demanda, ainda se vê diversos obstáculos para que essas pessoas tenham acesso a coisas comuns do dia a dia.

As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades em relação à saúde, escolaridade, mercado de trabalho, acessibilidade, dentre outros. E para que esse cenário mude é que datas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência se fazem tão importantes.

Colocar em pauta as necessidades das PcDs para todo mundo, com ou sem deficiência, é uma maneira de trazer luz para esse assunto que é necessário. Com isso, somos chamados a refletir e buscar soluções práticas sobre o lugar das pessoas com deficiência na nossa sociedade, bem como trabalhar em favor da acessibilidade, qualidade de vida e dignidade de todos.

LEIA MAIS! Conheça os desafios das PcDs no mercado de trabalho

A mudança está em todo lugar

Para fazer a inclusão acontecer de verdade, é importante que a gente entenda que ela deve estar em todos os lugares. Sendo assim, em cada espaço que você ocupar, pode fazer a diferença na causa das pessoas com deficiência.

Desenvolver locais que facilitem o acesso de PcDs, serviços que contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades, assim como políticas públicas em favor de seus direitos são fundamentais.

Nos locais de trabalho, no lazer, na saúde e na educação. Todos esses lugares precisam ser mais inclusivos e permitir que as pessoas com deficiência façam uso pleno, pois é direito delas.

E como eu posso apoiar a causa das pessoas com deficiência?

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma lembrança de que apoiar a luta das PcDs é um dever de toda a sociedade e que deve acontecer todos os dias. Afinal, dessa forma vamos conseguir juntos alcançar um mundo mais igualitário e justo. Para isso, diversas ações podem contribuir para garantir os direitos das pessoas com deficiência, além de conseguirem ter acesso pleno a todas as coisas.

Atitudes básicas no dia a dia podem ser o começo desse apoio. Tirar expressões capacitistas do seu vocabulário, por exemplo, já é uma forma de praticar a inclusão.

Conheça termos capacitistas para tirar do seu vocabulário

Existem diversas leis que foram criadas em favor dos direitos das PcDs. Ao conhecer cada uma delas, nós devemos sempre cobrar para que elas sejam cumpridas. Garantir o bem-estar de todas as pessoas com deficiência é uma maneira de trazê-las para a sociedade sem barreiras.

Outra forma de contribuir com essa causa é apoiar instituições que estão na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Organizações como as APAEs, por exemplo, reforçam todos os dias a importância da acessibilidade e inclusão das PcDs. Em geral, essas ONGs se mantêm com doações e qualquer valor é importante para que elas sigam com seus trabalhos.

Além de contribuírem na linha de frente dos direitos das pessoas com deficiência, essas instituições oferecem tratamento multidisciplinar gratuito para milhares de usuários por todo o país.

Se despertou a vontade de ajudar, pode ficar tranquilo (a) que o Causei o Bem te ajuda! Na nossa plataforma de doações você escolhe o tipo de doação que quer fazer, quanto e para quem, de forma segura e prática.

Que tal começar a doar agora?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem