Direitos humanos, direitos para todos!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O mês de dezembro carrega diversas datas que recordam o quão importante é que todas as pessoas tenham uma vida digna. No post anterior, falamos sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e hoje o assunto é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Celebrado em todo dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos foi criado para marcar um momento histórico: a instituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mas, afinal, o que esses direitos humanos significam? Por que essa declaração se tornou necessária? Como a sociedade pode contribuir para garantir os direitos de todas as pessoas?

Para que essas e outras perguntas que possam surgir sobre esse assunto é que o Causei o Bem está aqui hoje. Venha entender um pouco mais sobre essa data tão importante e necessária. Boa leitura!

O que são os Direitos Humanos?

Os Direitos Humanos são direitos básicos que devem contemplar todas as pessoas. Essas normas devem ser proporcionadas independente de classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, orientação sexual, gênero, bem como a profissão ou qualquer outro fator que possa diferenciar as pessoas entre si.

Esses direitos buscam oferecer dignidade a todo e qualquer ser humano no mundo e ressalta que todos têm valor. Eles atuam como uma forma de garantir que todas as pessoas sejam protegidas e, dessa forma, tenham a assistência contra ações e governos que tentam tirar esses direitos. 

Dentre os direitos humanos estão, por exemplo, o direito à vida, à integridade física, à dignidade.

Como surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo viveu um cenário triste e devastador. Infelizmente, muitas pessoas não sobreviveram a esse período. E para além das vidas perdidas, diversos crimes contra os direitos individuais das pessoas foram cometidos pelos governos fascistas nessa época.

A necessidade de tomar atitudes para trazer paz ao mundo falou mais alto e com isso a Organização das Nações Unidas (ONU) surgiu. O seu principal objetivo sempre foi levar a paz entre as nações. 

Com o intuito de garantir que todas as pessoas do mundo tenham seus direitos assegurados, a ONU instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos no dia 10 de dezembro de 1948. Por isso que esse é considerado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em suma, todos os direitos que têm menção na Declaração são de responsabilidade do Estado. Entretanto, já pensou em contribuir para que mais pessoas consigam ter uma vida digna?

Como eu posso fazer minha parte?

Como falamos antes, o Dia Internacional dos Direitos Humanos celebra a criação da  Declaração Universal dos Direitos Humanos, em busca de proporcionar dignidade a todas as pessoas.

O governo de nossas cidades têm um papel fundamental na concretização desses direitos. Entretanto, sabemos que a realidade é bem diferente do ideal e vemos muitas situações difíceis à nossa volta. Pessoas sem moradia, sem alimentação, sem acesso a serviços de saúde e educação, por exemplo, são algumas das situações que encontramos. 

Às vezes não conseguimos fazer grandes mudanças sozinhos, por isso é importante contar com ajuda. Existem diversas instituições que trabalham em prol de ajudar quem mais precisa, ao garantir direitos básicos e lutar pela causa de cada uma delas.

Conheça algumas instituições

O Pequeno Nazareno, por exemplo, busca proporcionar dignidade para crianças e adolescentes em situação de rua. A organização atua em comunidades de Fortaleza, Recife e Manaus e, além de ajudar crianças e adolescentes em situação de rua, também apoia a família de cada uma delas.

Com o intuito de desenvolver a comunidade e fazer mobilizações sociais por onde passa, O Pequeno Nazareno segue na luta pela defesa e garantia dos direitos das crianças. Seu trabalho é sustentado por doações e você pode fazer a sua na plataforma do Causei o Bem.

Outra instituição que também luta para oferecer direitos básicos para diversas crianças é o SOPAI. Com atendimento gratuito oferecido através do SUS, o SOPAI é o maior hospital pediátrico do Brasil, com aproximadamente 400 vagas. 

O hospital chega a fazer cerca de 15 mil consultas por mês e é referência no tratamento de crianças e jovens com dependência química e problemas de saúde mental. A organização também recebe doações para manter o seu trabalho em funcionamento e você pode colaborar

Enfim, são muitas as oportunidades de fazer a diferença e contribuir para um mundo mais justo e digno para todas as pessoas. Escolha a sua causa e faça a sua doação. 

Venha causar o bem com o Causei ♥

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem