Benefícios dos exercícios físicos para PcDs

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Cuidar da saúde é muito importante para que a gente consiga ter mais qualidade de vida. Assim como ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos no dia a dia faz parte da rotina de quem busca uma vida mais saudável. E para quem tem alguma deficiência não é diferente.

Os exercícios trazem muitos benefícios para PcDs e ajudam, inclusive, a desenvolver as habilidades motoras e sociais, por exemplo.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto, que tal continuar a leitura? No texto de hoje, você vai saber a importância dos exercícios físicos para PcDs, quais benefícios eles oferecem, além de 5 dicas de esportes para praticar. Bacana, não é mesmo?

Então, boa leitura!

A importância dos exercícios físicos para PcDs

Não importa o lugar que aconteça, seja na escola, de modo amador ou em competições, os exercícios físicos sempre têm alternativas para qualquer limitação que uma pessoa tenha. As vantagens que as atividades físicas oferecem podem atingir muitas áreas, desde a mobilidade até a interação social, além da independência e a orientação de espaço, por exemplo.

Para incluir as pessoas com deficiência, algumas atividades precisam ser adaptadas de acordo com a dificuldade que a pessoa tiver. Em razão disso, é muito importante que os professores de educação física criem métodos para que todo mundo entre nas brincadeiras.

Benefícios dos exercícios físicos para PcDs

Colocar os exercícios físicos no seu dia a dia faz muito bem à saúde. Não importa se você pratica para competir ou só se divertir, os benefícios sempre vão aparecer. E eles podem ser divididos entre físicos e psicológicos. Dentre os benefícios da parte física, estão:

  • a agilidade;
  • o equilíbrio;
  • a força muscular;
  • a coordenação motora;
  • a resistência;
  • dentre outros.

No que se refere aos benefícios psicológicos, você encontra:

  • a melhora na autoestima;
  • maior interação social;
  • o estímulo à autonomia;
  • e muito mais.

5 exercícios físicos para PcDs

Antes de mais nada, a importância e os benefícios das atividades físicas para a saúde física e psicológica de todas as pessoas ficaram claras, certo? 

Para PcDs, algumas práticas precisam de adaptações, de acordo com a necessidade em questão. Com essas mudanças, todo mundo entra no jogo e se diverte. 

E se você não sabe quais opções investir, o Causei o Bem vai deixar algumas dicas para ninguém ficar sem mexer o corpo. Se liga!

 1- Esportes em grupo

Esportes em grupo são ótimos, porque além de mexerem o corpo, ajudam também na interação social e na partilha de experiências. Na parte física, aumenta a força e a resistência muscular.

E para além da inclusão e da socialização, esses esportes também oferecem muitos benefícios emocionais!

Mas que esportes são esses? Dentre os esportes coletivos mais comuns e que já têm adaptações para PcDs, você pode encontrar, por exemplo, o vôlei, futebol, basquete e rugby.

2- Ioga

A ioga é ótima para desenvolver a consciência corporal, assim como aumentar a concentração, a força e o relaxamento. O relaxamento, inclusive, é trabalhado, principalmente, nos exercícios de respiração. 

Para quem possui deficiência física, é possível fazer as posturas sentado. Por isso, ter auxílio de um professor ou professora é fundamental, pois eles vão orientar da melhor forma para ninguém ficar de fora. 

Além dos benefícios que já falamos, a ioga também oferece o aumento de foco, a melhora da qualidade de sono, maior força e flexibilidade, o alívio do estresse, da ansiedade e da tensão, bem como a melhora na capacidade pulmonar. Muito bacana, não é mesmo?

3- Natação

A natação é um esporte bem completo e pode ser praticado por quem possui deficiência física, visual, intelectual… Por ser bem completa. essa prática oferece muitos benefícios físicos, terapêuticos e psicossociais.

Dentre eles, estão o estímulo da socialização, o desenvolvimento da coordenação motora e a melhora da autoestima. Além disso, também trabalha a consciência corporal, diminui dores e espasmos musculares, assim como oferece descontração e lazer.

4- Dança

A dança é um ótimo exercício aeróbico. A junção da música com os passos e movimentos, por exemplo, trabalham a criatividade e as habilidades motoras. Esses dois juntos ajudam no desenvolvimento social e psicológico das pessoas.

Os benefícios para a autoestima, que são estimulados pela dança, também são fundamentais na socialização, assim como na percepção de si mesmo. No que se refere aos ritmos, não existe limitação! É só escolher o preferido e começar a bailar. E aí, vamos dançar?

5- Artes marciais 

Muitas lutas são adaptadas para PcDs. Judô, karatê, jiu-jitsu, muay-thai, bem como a capoeira, são apenas algumas delas. Além de trabalhar a autodefesa, as artes marciais estimulam a consciência corporal e o equilíbrio — físico, mental e espiritual

Essa prática também deixa a pessoa ainda mais confiante, ajuda a fortalecer os músculos e dá mais disposição. Tudo isso contribui para manter uma vida mais saudável. 

Com tantos benefícios, agora só falta escolher o seu esporte e começar a praticar!

Por fim, não se esqueça: essas são apenas algumas das possibilidades que as PcDs podem praticar. Deu vontade de praticar um esporte? Sim? Então, procure um professor de educação física e veja como você, seu filho, sua sobrinha ou quem quer que seja, pode começar a praticar.

A prática de exercícios físicos traz muitas vantagens para a saúde e ninguém precisa ficar de fora.

Afinal, os esportes também são para todo mundo mesmo!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem