Volta às aulas presenciais: quais cuidados tomar?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Todo início de ano é marcado com a volta às aulas de nossas crianças. A preocupação de ter todos os materiais escolares, em geral, é a única que os pais e responsáveis têm. Entretanto, em tempos de pandemia é necessário pensar em outras questões também.

Com o começo da vacinação infantil contra a Covid-19, diversas cidades têm se planejado para voltar às atividades presenciais em suas escolas. O Distrito Federal, bem como outros 18 estados pretendem começar com aulas presenciais obrigatórias

O período escolar é uma fase de grande importância na vida das crianças. Mas, no cenário atual, é necessário não deixar os cuidados de lado. Pensando nisso, o Causei o Bem vai listar aqui o que você não pode esquecer na volta às aulas da sua criança. Fique ligado!

Saiba mais: Você conhece os princípios da educação inclusiva?

Informe as crianças sobre o contágio

Informação é primordial nessas situações. Dessa forma, explique para seu filho ou sua filha como que o contágio acontece. Assim, a criança começa a ficar mais atenta a suas atitudes e liga o alerta para situações. 

Espirros, tosse, fala, além de objetos como, por exemplo, mesa, cadeira, corrimão, podem conter as gotas com o coronavírus. É importante que as crianças tenham consciência disso e tomem as medidas de prevenção, que vamos falar no próximo tópico.

Medidas de prevenção

A vacinação infantil começou há pouco tempo aqui no Brasil. A princípio, algumas crianças podem não ter conseguido se vacinar ainda e isso aumenta a importância das medidas que previnem o coronavírus.

Dessa forma, vale reforçar a importância de permanecer com a máscara, de sempre higienizar bem as mãos e manter o distanciamento entre os colegas. Esse último pode ser o mais difícil para quem está cheio de vontade de brincar com os amigos novamente. Mas é importante ressaltar para os pequenos que essa é a melhor atitude agora!

Na hora das refeições os cuidados devem ser redobrados! Por todo mundo estar sem máscara, é importante levar o distanciamento ainda mais a sério. 

Em todos os momentos é muito importante que as crianças sempre sejam supervisionadas para evitar o contato.

Atenção aos ambientes

É necessário que as escolas tomem algumas medidas importantes em relação aos espaços utilizados. Além do distanciamento, é preciso que os ambientes sejam arejados, que as janelas permaneçam abertas, assim como ter uma frequência maior na limpeza desses locais. 

Sempre que possível, vale pensar em atividades ao ar livre.

Vacinação em dia

A aplicação da vacina para a Covid-19 nas crianças começou aqui no Brasil e é uma parte muito importante no que se refere à prevenção da doença. Assim, crianças a partir dos 5 anos de idade já podem garantir a primeira dose da vacina.

Em alguns estados, como o Mato Grosso, inclusive, as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente estão na lista prioritária para se vacinar. Na capital de São Paulo a aplicação das vacinas também foi iniciada com crianças com comorbidades, deficiências e indígenas aldeadas. Procure se informar sobre como está a vacinação na sua cidade no posto de saúde que você frequenta.

Essas são algumas dicas fundamentais para esse processo de volta às aulas. Cada uma delas vai exercer um papel importante na prevenção do coronavírus. E com isso, aos poucos conseguimos voltar a fazer atividades de nosso cotidiano. 

Se cuidar e cuidar dos nossos também é causar o bem! ♥

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem