Além das escolas: o papel de organizações na educação das crianças no Brasil

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A educação é uma das maiores ferramentas de transformação do nosso futuro. Além de todo o saber que a gente recebe dos professores, o ambiente escolar também ajuda no desenvolvimento de cada um de nós como pessoa.

Junto das escolas que estão espalhadas por todo o país, existem muitas organizações que trabalham no apoio e na construção da educação de crianças e adolescentes. Muitas dessas crianças podem estar em situação de rua, por exemplo, e é nesse momento que o papel dessas instituições é ainda mais importante.

As crianças em situação de rua são apenas um exemplo, mas também existe a educação complementar para crianças com deficiência. 

Para entender um pouco mais sobre como algumas instituições trabalham pela educação das crianças no Brasil, assim como você pode contribuir com esse trabalho, continue a leitura!

As organizações e a educação

A educação é um dos direitos básicos de todas as pessoas e no Brasil, além das escolas, existem muitas organizações que dão suporte à educação das crianças. Esse apoio dado, principalmente, para aquelas crianças que vivem em algum tipo de vulnerabilidade.

Assim, essa ajuda pode ser como um complemento ao estudo das escolas regulares, como também pode ser o único contato que esses jovens têm com o ambiente escolar. Dentre as instituições parceiras do Causei o Bem, O Pequeno Nazareno (OPN) e a APAE, por exemplo, têm trabalhos nessa área. Continue a leitura e conheça a atuação de cada uma delas.

Dentro do OPN existe uma plataforma multidisciplinar de atendimento em diversas áreas. Dentre elas estão a assistência social, os direitos humanos, assim como a educação. A parte da educação é dividida em Educação Social de Rua e Educação Profissionalizante.

Essa assistência é oferecida para mais de 1.000 crianças e adolescentes em situação de rua. Bacana, não é mesmo? No site do OPN você encontra mais detalhes sobre o trabalho que a instituição faz. Dá uma olhadinha lá!

Já nas APAEs é possível encontrar um atendimento educacional que complementa a rotina da escola regular das crianças. No Espírito Santo, por exemplo, desde 2008 as APAEs implantaram o sistema de Atendimento Educacional Especializado

Esse atendimento busca auxiliar o trabalho feito nas escolas regulares, com recursos pedagógicos e de acessibilidade de acordo com a necessidade do aluno. Com isso, se estimula o sentimento de pertencimento da sociedade nas crianças com deficiência.

SAIBA MAIS! Conheça os princípios que as escolas devem seguir na educação inclusiva

Se você também acredita que a educação é ferramenta de transformação do nosso futuro, que tal começar a ajudar?

Como posso apoiar essas organizações?

Organizações como o OPN e a APAE estão sempre de portas abertas para receber a sua ajuda. Existem muitas formas de ajudar que você pode conhecer ao entrar em contato com essas instituições. Mas caso você não tenha muito tempo disponível, já pensou em fazer uma doação? 

De maneira geral, essas instituições, assim como muitas outras, só continuam seus trabalhos porque recebem doações que sustentam as atividades que elas promovem. 

Sendo assim, que tal escolher uma organização para começar a contribuir agora? 

O Pequeno Nazareno e a APAE são parceiras do Causei o Bem e você pode doar para essas instituições direto da nossa plataforma. É rápido, simples e muito seguro.

Você escolhe a instituição, o valor que quer doar e se a sua doação vai ser recorrente ou pontual. Fácil, não é mesmo? 

Então não deixe de fazer parte da transformação e venha causar o bem com o Causei! ♥

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem