A importância da família no desenvolvimento de Pessoas com Deficiência

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Muitos são os fatores que podem interferir no desenvolvimento das crianças e, certamente, o ambiente familiar é o principal deles. Ter apoio da família faz toda a diferença no crescimento da criança. E no desenvolvimento de pessoas com deficiência não seria diferente. Com esse apoio, ela desenvolve maior confiança e acredita mais em si mesma.

Nós ainda vivemos em uma sociedade que ainda é muito preconceituosa e capacitista, por isso ter o incentivo da família desde cedo é muito importante. Com a família ao seu lado, a pessoa com deficiência fica mais confiante e ganha ainda mais determinação para desenvolver suas habilidades e capacidades. 

Que tal entender um pouco mais sobre esse processo e, além disso, conhecer histórias de famílias que fizeram a diferença na vida de seus filhos e filhas? Boa leitura!

Por que o apoio da família é importante ?

Durante o desenvolvimento da criança, perceber que pode contar com a ajuda e o incentivo da família faz com que ela tenha avanços melhores. Isso vale para crianças com deficiência tanto quanto para as que não têm. 

E quando se fala em família, vai além dos pais e irmãos. Isso se estende aos avós, tios, primos, assim como os amigos da família… Enfim, todas as pessoas que têm contato direto com a criança.

O apoio e incentivo dado pelos familiares é a base para a criança crescer com mais autonomia. Mas vale lembrar também que essa ajuda deve ser complementada com o trabalho da escola ou qualquer outra atividade que a criança tenha. Assim, os esforços para que ela se desenvolva mais e melhor são somados e ficam ainda maiores. 

Quando a pessoa com deficiência percebe que têm a confiança das pessoas que estão à sua volta, ela fica muito mais confiante em suas próprias ações e, dessa forma, consegue se desenvolver com mais facilidade. 

LEIA MAIS! Quer começar a causar o bem hoje? Nós te damos 5 dicas para começar agora

Incentivar a autonomia é fundamental

Uma das melhores atitudes para apoiar o desenvolvimento das pessoas com deficiência é o incentivo à autonomia. Esse é mais um fator que traz mais confiança para as crianças na fase de crescimento e que oferece benefícios para a vida toda.

Para que a família consiga ajudar na maior autonomia das PcDs, algumas dicas são importantes, como:

  • entender e respeitar o tempo de desenvolvimento de acordo com a idade;
  • ensinar sobre os ambientes, materiais e equipamentos usados no dia a dia;
  • controlar os ambientes e evitar estímulos excessivos;
  • se a situação oferecer algum risco, constrangimento ou contratempo, comunicar para a pessoa;
  • provocar estímulos específicos, bem como buscar ajuda especializada;
  • entender as demandas da PcD para escolher as atividades que sejam mais úteis para as necessidades dela.

Histórias que inspiram!

Conhecer exemplos reais de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com o apoio da família pode te ajudar a entender melhor a importância disso na vida das PcDs. Por isso, você vai conhecer um pouquinho sobre a Maria Clara, o Felipe e a Daiane, três jovens que tiveram o apoio da família e hoje alcançaram grandes realizações como resposta disso. 

O doce mundo da chef Maria Clara

Família e o desenvolvimento de PcDs - Maria Clara

Dona de uma doceria em Vitória, no Espírito Santo, Maria Clara sempre teve incentivo da mãe para cozinhar. Desde cedo, sua mãe a chamava para ajudar a fazer as refeições da família e ali nasceu a paixão pela cozinha. 

Na época do vestibular, Maria Clara recebeu muito apoio dos pais e da irmã para fazer Gastronomia. Assim que conheceu a confeitaria, durante a faculdade, ela se apaixonou pela área. Depois de ser estagiária da Além do Doce, se tornou sócia e agora é a proprietária da doceria. 

Na batida do DJ Felipe 

Família e o desenvolvimento de PcDs - Felipe

Quando começou a frequentar as festas de 15 anos de seus amigos e amigas, Felipe se encantou pela arte de animar a festa através da música. A partir daí, sua mãe notou a paixão do filho pelo som e foi atrás de cursos para o jovem ele se tornar um DJ. 

Depois de muito estudo e dedicação, com a sua mesa de som, Felipe já tocou em diversos eventos no Espírito Santo, onde ele mora. Além disso, o DJ já tocou em congressos pelo país. 

A história da Maria Clara tanto quanto a do Felipe já foram assunto por aqui. Ficou afim de conhecer um pouco mais? Assista nossa campanha “Onde está todo mundo?”.

As muitas medalhas da Daiane

Família e o desenvolvimento de PcDs - Daiane

Quem também teve muito apoio da família no seu desenvolvimento foi a Daiane. Com muita dedicação e incentivo da sua mãe, a atleta de bocha conquistou várias medalhas no esporte.

Sua mãe sempre a acompanha nos treinos e oferece todo o apoio que a Daiane precisa. A atleta já representou o estado de Pernambuco em muitos campeonatos e é sempre destaque nas competições que participa. 

Viu só como o incentivo e o apoio da família fazem toda a diferença no desenvolvimento das pessoas com deficiência? As histórias da Maria Clara, do Felipe e da Daiane são só alguns exemplos que estão à nossa volta e servem de inspiração para muitas outras famílias.

Conhece alguma história em que o apoio da família fez total diferença no desenvolvimento de uma criança com deficiência? Conta pra gente nos comentários e inspire outras famílias ♥

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem