O papel da rede de apoio para PcDs e suas famílias

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dias atrás nós falamos sobre como é importante para as pessoas com deficiência terem o apoio de sua família e como isso impacta o seu desenvolvimento. Ter o incentivo dos familiares é muito importante nesse processo. Mas além das PcDs, as pessoas envolvidas com sua criação, principalmente mães, pais, irmãos e/ou responsáveis, também precisam de ajuda. E poder contar com uma rede de apoio ativa e presente é fundamental para isso.

A rede de apoio pode incluir outros familiares, como os avós e tios, por exemplo. Entretanto, ela pode ultrapassar a barreira sanguínea e chegar até aos profissionais da saúde que trabalham junto a PcD. 

Para falar mais sobre esse assunto é que o Causei o Bem está aqui hoje! Continue a leitura e entenda sobre o papel da rede de apoio para PcDs e suas famílias. 

O que é a rede de apoio?

Sabe aquele grupo de pessoas que te ajudam sempre que necessário no que se refere à criança e participam de forma ativa do desenvolvimento dela? Essa é a sua rede de apoio.

O suporte que a rede de apoio pode oferecer pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo: quando uma família está com um recém-nascido em casa, as tarefas do dia a dia podem ficar por último na ordem das prioridades. Assim, se dispor a fazer uma comida, organizar a casa, ou até ficar um tempinho com o bebê para os pais tomarem um banho pode ser uma grande ajuda.

Além dessas atividades com cara de tarefa de casa mesmo, o simples ato de se mostrar presente para ouvir um desabafo, fazer companhia ou jogar conversa fora já podem ajudar bastante.

Como já falamos, a rede de apoio extrapola os limites da família. Sendo assim, a composição dela pode ter:

  • família ampliada: outros familiares (avós, tios, primos…), amigos, professores, vizinhos;
  • grupos de apoio: podem ser virtuais ou locais próximos a sua casa. Aqui, a troca de experiências fortalece os laços e ajuda muito quem está passando por situações semelhantes.

E por que ela é importante?

Ter uma rede de apoio é importante, porque ela é parte fundamental na manutenção da sua saúde mental e do seu bem-estar. Ter contato com outras pessoas e se abrir para elas traz um sentimento bom. 

A maternidade/paternidade é um momento muito novo e cheio de dúvidas. Logo, poder compartilhar das suas aflições, medos e também as alegrias com quem você confia e se importa com você traz um acalanto para sua experiência. E assim, você não se sente sozinho nos desafios que enfrenta.

Além disso, sendo mães e pais de crianças com deficiência, é possível que você consiga levar informações e educar as pessoas sobre a condição que seu bebê possui. Dessa forma, os benefícios podem ser vistos tanto para você, quanto para a sua rede de apoio, que reduz os preconceitos e estigmas que tinha. 

LEIA MAIS! Saiba a importância da família no desenvolvimento da PcD

Construa a sua rede de apoio

A rede de apoio é muito importante e pode ajudar bastante nas suas questões. Além de buscar construir a sua, é importante nutrir essas pessoas para fortalecer esses laços. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para que você possa usar na sua rede de apoio:

  • comunique o que você precisa: falar o tipo de ajuda que você precisa é fundamental. Só assim a sua rede saberá o melhor a se fazer e o que fazer para contribuir com o seu dia a dia;
  • mantenha a confiança nessas pessoas: quando se trata de nossos filhos, ter confiança nas pessoas que também cuidam dele é muito importante. Assim, você consegue deixá-los, quando precisar, sem preocupações;
  • conheça pessoas novas: criar novos laços, principalmente com pessoas que estão na mesma fase de vida que você e que você tenha afinidades, também é bem bacana. Assim, vocês conseguem trocar experiências, dicas… Isso vale para pessoas que você encontre em parques, na escola, no grupo de pais, presencial ou virtual;
  • não se envergonhe de pedir ajuda: a única pessoa que sabe em que momento você precisa de ajuda é você. Logo, não tenha vergonha de pedir ajuda. E isso vale para oferecer ajuda também. Todo mundo pode ajudar e ser ajudado!

Viu só? A rede de apoio é um local de acolhimento e força para passar pelos desafios e as delícias de acolher um novo membro na família. Com a ajuda das pessoas, o processo de entender a criação dos filhos e conseguir trilhar seus passos na maternidade e na paternidade fica muito mais fácil.

Rede de apoio causa o bem! ♥

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem