Brincadeiras para incluir a criatividade

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se tem uma coisa que toda criança gosta é brincar. Seja com os amigos, com a família, com mil brinquedos diferentes ou apenas com a imaginação, brincadeiras são sempre uma boa pedida para se divertir. Entretanto, muitas crianças com deficiência acabam sendo excluídas de algumas atividades. Sendo assim, que tal pensar em brincadeiras que possam ser adaptadas para incluir todo mundo? 

E pensando nisso que o Causei o Bem veio hoje cheio de dicas de brincadeiras para que as crianças consigam entrar na roda e viver a sua infância com qualidade. Afinal de contas, essa é uma das melhores fases da nossa vida!

Brincadeiras que estimulam a área sensorial são muito bacanas para inserir na hora da diversão. Mas também é possível fazer algumas adaptações naqueles jogos que a gente já conhece. Então, se você quer aprender várias brincadeiras para incluir, fique com a gente. Boa leitura!

A importância das brincadeiras na infância

Além da diversão, o ato de brincar traz outros benefícios para as crianças. Ter esse momentos com a família e amigos ajuda a fortalecer os vínculos com as pessoas que estão envolvidas na brincadeira. E isso é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. 

Quando as brincadeiras acontecem com pessoas da família, o fato de se mostrar disposto e com interesse em separar aquele tempo para se divertirem juntos, contribui para a confiança das crianças.

Além disso, esses momentos também desenvolvem as habilidades sociais e de linguagem das crianças. Ou seja, só vantagens!

É possível listar três grandes benefícios dessas brincadeiras:

  • o estímulo da criatividade;
  • a vivência de empatia e colaboração;
  • e o acesso a novas experiências.

Viu só que bacana as vantagens que o ato de brincar pode trazer para cada criança? É por isso que é importante pensar em brincadeiras para incluir e não deixar ninguém de fora desses momentos. 

Conheça brincadeiras para incluir

Até agora, deu para entender como é importante para o desenvolvimento da criança poder brincar com sua família e amigos, certo? Mas como falamos anteriormente, as crianças com deficiência, muitas vezes, acabam sendo excluídas das brincadeiras por falta de adaptação, por exemplo.

Pensando nisso, o Causei o Bem separou 5 brincadeiras para incluir todo mundo e fazer a alegria da criançada. Vamos aprender? Vem com a gente!

1 – Pintando o 7

Todas as brincadeiras que envolvam lápis de cor, tinta, giz de cera, são pratos cheio de diversão para as crianças. Organizar um espaço para que elas consigam fazer isso com liberdade e criatividade, sem se preocupar com bagunça, é primordial!

Deixe os materiais de fácil acesso para elas e esteja por perto para ajudar, caso elas precisem ou tenham dificuldade com alcançar, pegar ou até mesmo de saber que cor estão utilizando. 

Além disso, você pode ainda brincar com outros sentidos, como os cheiros. Que tal uma tinta com cheiro de morango? E de chocolate? Hummm…a imaginação pode ir longe!

2 – Solta o som / a dança

A música faz muito bem para as pessoas em qualquer idade e trazer esse contato desde a infância é muito bacana. Expor a criança a estímulos musicais com instrumentos, canções etc, pode, inclusive, despertar o interesse dela e desenvolver o talento na área.

Mesmo sem ouvir/tocar a música, que tal estimular a dança? Brincar com movimentos, dentro das possibilidades de cada um, é uma excelente forma de expressão dos sentimentos e da individualidade.

3 – Mundo da imaginação

Despertar a criatividade das crianças também é algo bem bacana e, com certeza, inclui todo mundo. Brincar com fantasias, criar personagens, histórias, enfim, estimula muito a criatividade dos pequenos. 

As fantasias podem ser elaboradas ou improvisadas com o que você tiver em casa. A criatividade das crianças consegue ir além!

4 – Dica do chef

Essa é uma forma divertida de apresentar os alimentos para as crianças. Muitas delas, com TEA ou síndrome de Down, possuem a chamada seletividade alimentar, além de dificuldades na área sensorial. Sendo assim, apresentar os alimentos de uma forma diferente pode ajudá-las a diminuir algumas barreiras. 

Incluir os pequenos na preparação dos alimentos se torna uma atividade divertida e gostosa. Fazer bolos, biscoitos, sanduíches e tantas outras coisas que eles gostam é uma opção divertida de conseguir incluir, mesmo que seja somente acompanhando o que você está preparando. 

5 – Jogo da memória

Você certamente já brincou de jogo da memória, não é mesmo? Por mais que, à primeira vista, pareça um jogo que exclua as crianças com deficiência visual, por exemplo, é possível incluí-las também.

Sabe como? Trabalhando com figuras em relevo, seja no contorno ou em toda a imagem. Isso é possível fazer com cola, tinta plástica ou o que mais você pensar. Vale soltar a criatividade!

Viu como existem várias brincadeiras para incluir? Quando a gente traz todo mundo pra roda fica muito mais divertido. Conhece outra brincadeira que inclui todas as crianças, com e sem deficiência? Conta pra gente!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem