As crianças de hoje são o futuro: proteger a infância para um mundo melhor

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Uma coisa é certa: precisamos juntos cuidar de nossas crianças, afinal, elas são o futuro do nosso país. E conseguir proteger a infância de todas elas é um desafio e tanto para toda a sociedade. 

Para garantir que as crianças tenham a proteção necessária para terem uma vida digna e de qualidade, aqui no Brasil nós temos o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. 

Esse estatuto reúne os direitos das crianças e adolescentes do país, com um grupo de leis que visam a proteção contra a discriminação, violência e exploração de todas elas. Mas além disso, cada um de nós somos responsáveis por cuidar do futuro da nossa nação, que são as crianças, certo? E é sobre isso que vamos conversar hoje!

Além de explicar um pouco mais sobre o ECA, vou te contar também que outras atitudes eu, você e qualquer outra pessoa pode ter para ajudar a proteger a infância de nossas crianças. Boa leitura!

Proteger a infância é dever de toda a sociedade

Todos nós passamos pela infância e sabemos que essa fase é muito importante para a nossa construção como indivíduos. É nessa fase que criamos os nossos primeiros vínculos afetivos, com a nossa família e com os amigos, começamos a desenvolver nossas características e por aí vai. 

Sabendo disso, quando lidamos com outras crianças, sabemos o quão importante é proteger a infância delas também. Essa fase é valiosa e queremos que todos tenham felicidade e segurança para viver esse momento. Entretanto, existem algumas situações que podem atrapalhar esse caminho, como, por exemplo, o bullying, os abusos, as explorações. 

A solução para algumas dessas situações não estão nas nossas mãos, por isso contar com a justiça é fundamental. E para que a proteção à infância seja efetiva é que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado. Dessa forma, passamos a contar com um conjunto de leis que carregam os direitos e deveres de quem está nessa fase da vida. 

Vamos entender melhor sobre esse documento?

O Estatuto da Criança e do Adolescente

O ECA nasceu em 1990 e foi a virada de chave para que as crianças e adolescentes fossem vistos como sujeitos de direito. Direitos esses garantidos por lei de forma clara e objetiva, coisa que não existia antes. 

Esse estatuto ressalta a importância dos direitos e deveres básicos da infância de todas as crianças brasileiras. Dessa forma, além de fazer a nossa parte enquanto adultos responsáveis, é importante que todos nós tenhamos conhecimento sobre essa lei, para exigir que o governo atue de fato nessa causa.

O Estatuto da Criança e do Adolescente tem como objetivo oferecer a proteção total para as nossas crianças, garantindo, dessa forma:

  • a sobrevivência;
  • o desenvolvimento pessoal e social;
  • a integridade física, psicológica e moral.

É muito importante que todas as pessoas conheçam esse documento, assim fica muito mais fácil lutar pelos direitos dos pequenos e pequenas e proteger a infância de cada um deles. Para saber mais detalhes sobre essa lei, vale dar uma passada no site do planalto e fazer a leitura dela.

SAIBA MAIS! Conheça 5 maneiras de causar o bem hoje

Como eu posso ajudar a proteger a infância das crianças?

Proteger a infância é um papel de todos nós. Dessa forma, para que você saiba como pode ajudar a cuidar dessa fase das crianças, nós do Causei o Bem separamos 3 dicas valiosas pra você: Dá uma olhada:

1- Cuide das crianças e adolescentes

O cuidado começa dentro de casa. Ofereça um lar seguro para as crianças que estão à sua volta e faça desse lugar um lugar de afeto, paciência, amor e segurança. Crie situações para desenvolver o afeto e que levem a criança a encontrar em você uma pessoa de confiança. 

2- Em situações suspeitas, DENUNCIE

Caso perceba alguma situação suspeita com crianças, sejam elas da sua família ou não, faça uma denúncia. Caso você veja, saiba ou suspeite que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo de negligência, violência, exposição ou abuso, pode ligar para o Disque 100

Se for alguma situação de violência contra meninas, você pode acionar o Disque 180. Vale ressaltar que não é preciso se identificar nessas ligações e elas são gratuitas.

É possível acionar o Conselho Tutelar da sua região também, já que ele é responsável por proteger as crianças e os adolescentes contra qualquer tipo de violência. 

3- Contribua com ONGs que cuidam da infância

Existem muitas instituições que buscam cuidar das crianças em diversas situações. Aqui no Causei o Bem, por exemplo, o OPN ajuda a proteger a infância das crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. 

São inúmeros projetos dentro da instituição que contribuem para que todos os seus assistidos tenham uma vida mais digna, com mais qualidade e mais oportunidades. Além das crianças e adolescentes, existe apoio para as famílias de cada uma delas. 

E você pode contribuir para que mais crianças possam ser ajudadas! Com uma doação recorrente, você oferece segurança para que nossas instituições parceiras sigam seus trabalhos com tranquilidade e certeza de que poderão ajudar a construir um futuro melhor.

Faça parte desse movimento e cause o bem com o Causei ♥ 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

Copyright © 2020. Todos os Direitos Reservados - Causei o Bem